Universidade Federal de Sergipe São Cristóvão, 22 de Novembro de 2017

Notícias e Comunicados

Novo acesso aos manuais de sistemas: manuais.ufs.br

O NTI, Núcleo de Tecnologia da Informação, está disponibilizando para os usuários dos sistemas integrados uma nova plataforma para a divulgação dos manuais que auxiliam na navegação dos sistemas. Nessa plataforma, os manuais são mais acessíveis e intuitivos, provocando uma maior navegabilidade e interação com o usuário. A partir de agora, os manuais estão disponibilizados em manuais.ufs.br.
NTI, Equipe de Manuais.

LEMBRETE SOBRE A NOVA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 3, DE 20 DE ABRIL DE 2017 (PESQUISA DE PREÇOS).

A PROAD/PROPLAN juntamente com o DRM, divulgam:

NOVA INSTRUÇÃO NORMATIVA SOBRE PESQUISA DE PREÇOS NAS COMPRAS DO GOVERNO FEDERAL (INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 3, DE 20 DE ABRIL DE 2017)
Dispõe sobre os procedimentos administrativos básicos para a realização de pesquisa de preços para a aquisição de bens e contratação de serviços em geral.
Altera a Instrução Normativa nº 5, de 27 de junho de 2014, que dispõe sobre os procedimentos administrativos básicos para a realização de pesquisa de preços para aquisição de bens e contratação de serviços em geral.

O SECRETÁRIO DE GESTÃO DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 15, inciso X, do Anexo I do Decreto nº 8.818, de 21 de junho de 2016, resolve:

Art. 1º A Instrução Normativa nº 5, de 27 de junho de 2014, passa a vigorar com as seguintes alterações:

"Art. 2º A pesquisa de preços será realizada mediante a utilização dos seguintes parâmetros:

I - Painel de Preços, disponível no endereço eletrônico http://paineldeprecos.planejamento.gov.br;
II - contratações similares de outros entes públicos, em execução ou concluídos nos 180 (cento e oitenta) dias anteriores à data da pesquisa de preços;
III - pesquisa publicada em mídia especializada, sítios eletrônicos especializados ou de domínio amplo, desde que contenha a data e hora de acesso; ou
IV - pesquisa com os fornecedores, desde que as datas das pesquisas não se diferenciem em mais de 180 (cento e oitenta) dias.

§1º Os parâmetros previstos nos incisos deste artigo poderão ser utilizados de forma combinada ou não, devendo ser priorizados os previstos nos incisos I e II e demonstrada no processo administrativo a metodologia utilizada para obtenção do preço de referência.

§2º Serão utilizadas, como metodologia para obtenção do preço de referência para a contratação, a média, a mediana ou o menor dos valores obtidos na pesquisa de preços, desde que o cálculo incida sobre um conjunto de três ou mais preços, oriundos de um ou mais dos parâmetros adotados neste artigo, desconsiderados os valores inexequíveis e os excessivamente elevados.

§3º Poderão ser utilizados outros critérios ou metodologias, desde que devidamente justificados pela autoridade competente.

§4º Os preços coletados devem ser analisados de forma crítica, em especial, quando houver grande variação entre os valores apresentados.

§5º Para desconsideração dos preços inexequíveis ou excessivamente elevados, deverão ser adotados critérios fundamentados e descritos no processo administrativo.

§6º Excepcionalmente, mediante justificativa da autoridade competente, será admitida a pesquisa com menos de três preços ou fornecedores." (NR)

Art. 2º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.

GLEISSON CARDOSO RUBIN

Quando a pesquisa for realizada com fornecedores, todas as unidades devem solicitar orçamentos formalmente e anexar cópias destas solicitações, bem como das propostas, aos processos de compras.
Equipe de Gestão de Compras do DRM

PROCEDIMENTOS PARA DEVOLUÇÃO DE MATERIAL COM DEFEITO E INSTRUÇÕES SOBRE DEMANDA DE CARTUCHOS DE NOVAS IMPRESSORAS

A PROAD juntamente com o DRM, informam:

Qualquer material fornecido através da requisição de material que apresentar defeito de fabricação, dentro do prazo de validade de garantia, deverá ser devolvido a Divisão de Material, via memorando eletrônico, informando o defeito apresentado, as características e marca do material, o qual será devolvido ao fornecedor para a devida troca.


Quando se tratar de material que for considerado pelas Unidades, de baixa qualidade, solicitamos informar à Divisão de Material/DRM, através memorando eletrônico, a marca e as características que identifiquem o citado material. Nesse caso, se comprovado a baixa qualidade, este não será mais adquirido pela Universidade Federal de Sergipe.


Quando se tratar da devolução de Toners e cartuchos, estes somente serão aceitos com a embalagem original.

Os diversos setores da UFS que adquirirem impressoras novas ou através de movimentação interna de setor para setor, deverão informar a sua previsão de demanda para um ano de acordo com o PROCEDIMENTO PARA INFORMAR DEMANDA ANUAL DE CARTUCHOS PARA IMPRESSORAS disponível no Portal do SIPAC.

A não informação implicará no não atendimento de Requisições destes Materiais.


No caso de impressoras fora de uso que tiveram as suas demandas informadas anteriormente, cancelar estas demandas para que estas não sejam inclusas no próximo Processo de Compras para reposição de estoque destes itens, reenviando formulário com todos os dados de acordo com as instruções contidas no Item 2, do PROCEDIMENTO PARA INFORMAR DEMANDA ANUAL DE CARTUCHOS PARA IMPRESSORAS disponível no Portal do SIPAC.

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